Postagens

Mostrando postagens de 2021

Psicologia e Direitos Humanos

 No dia 10 de setembro de 2021 a Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva, juntamente com a psicóloga Alessandra Pereira participaram da live Psicologia e Direitos Humanos promovida pelo CRP-20.
 No dia 20 de agosto de 2021 a Profa. Dra. Iolete Ribeiro, juntamente com Vera Carneiro (Conanda) participaram da live em comemoração ao aniversário de 31 anos do ECA: os avanços, os retrocessos e os desafios do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil de hoje. CMDCA-Juazeiro. Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade. Juazeiro: um novo tempo de trabalho.
  Dia 17/08/2021 a Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da Roda de Conversa "Construindo Sentidos: conversando sobre as violências na pandemia", com o tema: futuro pós-pandemia (FAPSI/UFAM).

Fórum Internet no Brasil

 No dia 29 de Julho de 2021 a Profa. Dra. Iolete Ribeiro participou do Fórum da Internet no Brasil: como a COVID-19 vem afetando o trabalho remoto das mulheres nos diversos setores da sociedade brasileira. Participaram também Fabíola Nakamura (UFAM), Letícia dos Santos (SoftDesign), Marcia Maia (Loggi), vereadora Maria Letícia (PV) e Renata Viegas (UFPB).

Live ECA31

No dia 19 de julho de 2021, a Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da live ECA31: história, desafios e perspectivas.  Participaram também Júlio C. Andrade (Co vereador Mandata Coletivo Periférico - SP), o assistente social membro do MNMMR José Ribeiro da Silva, a Deputada Erika Kokay (PT-DF) e o educador social Markinhus Souza do projeto meninos e meninas de rua São Paulo
A Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou  nesta quinta-feira, dia 08/07/2021 da Ação Evangelizadora para a Juventude, que teve um encontro voltado para os pais. Na oportunidade, convidou a todos para uma reflexão voltada para a internet e os desafios da convivência familiar. O evento foi promovido pela Diretoria de Evangelização Infanto-juvenil-DEIJ da Fundação Allan Kardec-FAC.
No mês de julho de 2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participa da mesa de encerramento do 7º Seminário do Grupo de Pesquisas sobre Crianças e Infância - GRUPECI, com o tema: crianças, infâncias e direitos em tempo de pandemia.  Participaram também a Profa. Dra. Vera Maria Ramos de Vasconcellos (UERJ) - Mediadora. Além dos conferencistas Profa. Dra. Damares Gomes - Maranhão (ISE Vera Cruz) e o Prof. Dr. Walter Kohan (UERJ).

Roda de Conversa

No dia 26/06/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da Roda de Conversa com o tema "Ansiedade e Pandemia" no projeto "Construindo Sentidos: conversando sobre as convivências na pandemia".
No dia 29/06/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou do Seminário Estadual de Psicologia e Políticas Públicas do CRP 16ª Região - ES. Sua contribuição abordou o tema: Rede de proteção à crianças e adolescentes" e o tema principal da mesa foi "A atuação da psicologia na proteção à crianças e adolescentes". Participaram também os psicólogos Ana Paula Barreto (mediadora) e Eduardo Ponte Brandão que abordou o tema Varas de Família.
No dia 24/06/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da Live do CRP/SP com o debate "Os impactos da pandemia no combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes". Participaram também como palestrantes, a Psicóloga Luana Cruz Bottini e a Assistente Social Camila Cristina dos Santos.
No dia 15/06/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva, em parceria com o psicólogo Rodrigo Serrão,  participou da Live: A trilha das cores - Raça, gênero e classe social - Influências na vivência LGBTQIA+.

Projeto Super

Somos a TASK de Psicologia WP1-PSI e gostaríamos de um minutinho do seu tempo, pois precisamos da sua colaboração. Estamos organizando grupos de apoio (espaço para compartilhar experiências, sentimentos, apoio emocional e informações/orientações) e queremos saber que temas vocês teriam como sugestões? Que assuntos vocês gostariam de conversar?  Conta pra gente. WP1-PSI agradece a sua contribuição. Endereço Google Forms para dar a sua contribuição. https://forms.gle/b6WkX2qLgjsTRqsh8

Eventos

No dia 01/06/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da Live "Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o Combate ao Trabalho Infantil". Estavam também como expositores: Vicente Sossai Falchetto, secretário (FNDCA); Rute Rosendo, Coordenadora Operacional Estadual da "Busca Ativa Escolar" (SEDUC); e Tânia Dornellas, Assessora (FNPETI). Entre os apoiadores do evento estavam o Fepeti/SE e o Fórum DCA.

Eventos

 No dia 11/04/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da Live "Participação social e democracia caminham juntos. O Brasil precisa de Conselhos". Dentre os palestrantes estavam Fernando Pigatto, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Mãe Tuca, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Mônica Alkmim, do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Eventos

 No dia 19/05/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da live "A voz da saúde: abuso e exploração sexual infantil".  Participaram também, o Conselheiro Tutelar Daniel Serrão e a Subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania (SEMASC). O evento foi promovido pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas e teve como mediador o Médico Mario Vianna.

Eventos

 No dia 18/05/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou do webnário "Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes". Realização SEDICAR e SGDCA.

Eventos

 No dia 13/05/2021 a Prof. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da Live "O conselho tutelar no fortalecimento da rede de proteção em tempo de pandemia: desafios e boas práticas no atendimento com casos de violência sexual".  O evento foi mediado pela vice-presidente do Fórum Permanente Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Amazonas - FECTAM, Silvia Carla Furtado.

Eventos

 No dia 17/05/2021 a Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou do webnário "Violência sexual contra crianças e adolescentes: o que fazer?". Participaram também o técnico de referência do PETI do município de Vitória e a mediadora foi Alessandra Zardo A. Venturim (GPSE/SETADES).

Evento

Em 08/05/2021  a Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da Live do Mutá, intitulada Órfãos da Pandemia, juntamente com Malu Moura Oliveira. O evento faz parte da campanha do 18 de maio - Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.

Eventos

Dia 30/04/2021 a Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva participou da roda de conversa "A defesa dos direitos de crianças e adolescente numa perspectiva psicossocial". O evento foi promovido pelo CRP seção 24 - Acre, e contou com a participação da psicóloga Rosa Luiza Lima Matias, a assistente social Alcinélia Moreira de Souza e a mediadora foi a psicóloga Lenira Pontes Cunha Fonseca.

Eventos

De 05 a 20 de abril de 2021, teremos o Webnário Nacional do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Transmissão via Facebook. Realização IDECA. Palestrantes:  Iolete Ribeiro da Silva. Professora Titular da UFAM. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, Conselheira (2017-2020) e Presidenta (2020) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - FORUM DCA (2008/2009, 2012), Presidente do CRP 20a Região AM, AC, RR e RO (2011-2012). Fábio Paes. Ativista de direitos humanos, filósofo e teólogo com expertise em políticas públicas e advocacy. Já foi presidente do CONANDA e também já trabalhou em várias organizações humanitárias, coordenando redes, projetos e campanhas nacionais e internacionais frente ao direitos humanos de crianças e adolescentes. Atualmente é Coordenador do Desenvolvimento Institucional do SEFRAS - Serviço Franciscano de Solidariedade. In