PROJETOS DE EXTENSÃO

 2019-2019

A violência nos espaços escolares: o que fazer

Descrição: O projeto de extensão tem como objetivo problematizar com os professores a temática da violência no contexto escolar. A base norteadora da ação é a metodologia dialógica, na qual o diálogo horizontalizado e a construção conjunta das práticas ocupam lugar central. As atividades serão desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Manaus, uma vez na semana, no contra turno de trabalho dos professores, com participação de estudantes de cursos de psicologia, pedagogia e de licenciaturas e profissionais de psicologia. Os resultados almejados por essa proposta de intervenção é o de promover nos professores uma compreensão do fenômeno da violência sob um viés histórico e cultural, revelando o seu caráter dinâmico e não linear. Isso poderá contribuir para uma ação mais consciente desses professores diante de situações de violência vivenciadas no seu dia-a-dia escolar, com vistas a mudanças em suas ações e concepções sobre a referida temática. Para os estudantes participantes da extensão, o projeto oferece um espaço de formação vinculado aos problemas sociais e às políticas públicas, aproximando a formação acadêmica da comunidade, além de possibilitar o conhecimento crítico acerca da violência nas escolas..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Coordenador.

2018 - 2018

Psicólogo escolar e a diversidade sexual e de gênero: formação de professores

Descrição: O projeto de extensão tem como objetivo problematizar com os professores a temática da diversidade sexual e de gênero em duas escolas publicas em Manaus - AM. Para realização desta intervenção será realizada uma oficina com quatro encontros, a saber: 1. Vamos conversar sobre ser mulher e ser homem?; 2. Podemos falar sobre gênero e diversidade sexual nas escolas?; 3. Discutindo o cotidiano escolar; 4. Desconstruindo por meio de ação. Pretende-se com este projeto discutir com os professores acerca da heteronormatividade como matriz ideológica que sustenta a discriminação o preconceito e violência no ambiente escolar. Em geral, esta intervenção contribuirá com o processo de conscientização profissional à respeito do seu papel politico na construção de um projeto pedagógico que realmente inclua e garanta os direitos de todas as pessoas dentro das escolas.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Coordenador.

Financiador(es): UFAM - Bolsa.

2018 - 2018

Ações de prevenção à violência de gênero e promoção de práticas emergentes em psicologia

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Consuelena Lopes Leitão - Coordenador.

2018 - 2018

Liga Acadêmica de Neurociências

Descrição: Tem por objetivo geral: proporcionar aos acadêmicos de diferentes áreas uma forma de interrelacionar e agregar conhecimentos que possibilitem uma formação acadêmica complementada através de um contato intensivo com temas relacionados às áreas de Neurociências, bem como oferecer orientações à sociedade em geral além da realização de atividades práticas sempre supervisionadas que facilitem a fixação desses conteúdos..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Gustavo Paiva de Carvalho - Coordenador.

2018 - 2018

Estratégias de intervenção diante do bullying: formação de professores

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Coordenador.

2018 - Atual

Maria Jiquitaia

Descrição: O presente projeto trabalha com a prevenção de vulnerabilidades sociais como violência de gênero (sexual, doméstica, obstétrica, dentre outras). Os objetivos principais do projeto envolvem intervenção psicológica, autonomia, projeto de vida de crianças, adolescentes e adultas do gênero feminino em situação de vulnerabilidade. Suas ações englobam também intervenções que articulam trabalhos para o Programa SAE que atende a pessoas com HIV e doenças sexualmente transmissíveis que também acometem as vítimas de violência. A partir de diversas ações interligadas, que incluem: intervenção psicológica, artesanato, economia solidária, oficinas de cidadania, preparação para o mercado de trabalho, atividades corporais; diversas jovens e mulheres passam por várias experiências de construção e transformação psicológica, pessoal e social. Portanto, o Projeto funciona em conjunto com as ações do Serviço de Psicologia do SAVVIS (Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual) e SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que faz o diagnóstico e acompanhamento de usuários que convivem com HIV, na Policlínica Dr. Antônio Reis ? SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), com apoio dos Estagiários de Psicologia UFAM e UNINORTE...

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Consuelena Lopes Leitão - Coordenador.

2016 - 2017

Cine Caps - Cinema faz bem pra cabeça

Descrição: Cine CAPS - Cinema faz bem para a cabeça se propõe a realização de oficinas terapêuticas semanais aos usuários do CAPS AD em que a ferramenta será mediada através de filmes de curta, média e longa metragem. Os usuários assistirão a um filme, escolhido a cada quinzena por um deles, em seguida na semana subsequente participarão de uma roda de conversa. Ao conversar e debater os temas e o próprio filme assistido, os usuários podem ter contato com ideias e vivências diferentes e podem aprender com as diferentes visões de outros usuários sobre um determinado filme, assim como o filme pode ajudar a elaborar questões do mundo interno, como angústias e sofrimento. A Oficina terapêutica, Cine CAPS - Cinema faz bem para a cabeça, tem a intenção de levar mais uma oferta de cultura aos usuários do CAPS e ainda tem a intenção de possibilitar maior integração social e diminuição no preconceito social, buscando a reintegração do usuário com a sua família e a sociedade.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.

2014 - 2015

Promoção do desenvolvimento de estudantes em condições de vulnerabilidade social e emocional

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Ana Cristina Fernandes Martins - Coordenador.

2013 - 2014

Introdução à Psicologia Macrocultural

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.

2012 - 2013

En-Canta a vida: promoção de direitos e fatores de proteção a adolescentes autores de ato infracional

Descrição: A vulnerabilidade que caracteriza a vida de adolescentes autores de ato infracional no país revela a dificuldade que a sociedade apresenta em promover fatores protetivos que se interponham aos inúmeros fatores de risco que enfrentam. Pesquisas apontam esta combinação favorece não apenas o ingresso, mas a permanência na prática infracional, precipitando outros agravos como evasão escolar, uso abusivo de drogas, morbimortalidade. As medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente destinadas a estes jovens, devem transcender o caráter punitivo, visando promover condições adequadas de desenvolvimento. Além da desvinculação com a infração, devem inseri-lo em patamares mais elevados de cidadania. Como nas demais localidades do país,o Sistema Socioeducativo do Amazonas encontra dificuldades para responder às demandas dos jovens, em parte pela ausência de estratégias sociais articuladas e eficazes. Enfocando a política da garantia dos Direitos Humanos e a Doutrina de Proteção Integral, o programa 'En-canta a Vida' visa promover direitos e fatores protetivos que favoreçam desenvolvimento integral destes adolescentes, articulando ações interdisciplinares de inclusão em um padrão de convívio social saudável, produtivo e solidário mediado por atividades artístico-culturais, de acompanhamento e atendimento psicossocial/psicopedagógico e da formação de profissionais da rede de atendimento socioeducativo. As ações realizadas articulam pesquisa, ensino e extensão com mestrandos, graduados, alunos de graduação, através de cinco atividades: (1) Canto-coral em unidade de Internação; (2) Projeto Leitura em unidade de semiliberdade; (3) Acompanhamento de egressos; (4) Formação de Profissionais para o atendimento socioeducativo e (5) produção de material. PROGRAMA DE EXTENSÃO FINANCIADO ATRAVÉS DO EDITAL MEC SESU - PROEXT..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da Costa - Coordenador.

2011 - 2013

Educação e atenção psicossocial a homens autores de violência conjugal ? em apoio à Secretaria de Justiça do Amazonas

Descrição: O projeto tem por objetivo ser um apoio técnico na área de psicologia social ao Departamento Estadual de Direitos Humanos da SEJUS (Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos), para que seja implantado o ?Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor?, elaborado para o cumprimento das prerrogativas da Lei 11.340 sobre violência de genero, que prevê a criação de programas de atendimentos a homens ou mulheres lésbicas autores de violência conjugal contra a mulher. Para tanto a proposta é ajudar a capacitar os profissionais de diversas áreas do setor, bem como a compor as metodologias e princípios de intervenção principalmente grupal diante do público alvo do serviço. Com os agressores buscar-se-á principalmente promover um espaço grupal diferenciado de escuta e diálogo, para que aprendam a analisar os determinantes sociais, culturais e psicológicos de suas condutas e reformem seus modos de lidar com os outros e consigo mesmos, de forma a serem capazes de promover dialógos (interpessoais e intrapessoais) pautados no reconhecimento e cuidado dos direitos e desejos de cada pessoa. Quanto à ajuda com a capacitação da equipe do setor a proposta é principalmente convidá-los a se posicionar ativamente nos momentos de elaboração e avaliação periódica da metodologia das intervenções grupais, sendo que na prática podem começar só observando os atendimentos, até que se sintam capazes de coordenar os próximos grupos. Durante o processo será ainda produzido coletivamente um texto detalhado sobre a metodologia adotada e avaliada, bem como pesquisas.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / Fabiane Aguiar Silva - Integrante.

2010 - 2015

Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Amazonas

Descrição: O Projeto NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS DOS DIREITOS E CONSELHEIROS TUTELARES PARA PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DO AMAZONAS tem como objetivos: contribuir para o fortalecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes e Conselhos Tutelares do Amazonas através de formação continuada de conselheiros e demais atores do sistema de garantia de direitos. Como desdobramento desse projeto são realizadas ações de extensão e projetos de pesquisa para produção de conhecimentos que possam subsidiar a interlocução e assessoria aos conselhos de direitos, ao Sistema de Garantia dos Direitos e a produção de conhecimento da situação da infância e adolescência nos municípios amazonenses, através do desenvolvimento da habilidades para a elaboração de diagnósticos participativos. Essas pesquisas possibilitarão um planejamento mais efetivo das políticas locais de atendimento às crianças e adolescentes, fomentando a necessidade da criação de redes sociais de atendimento a esta população, que buscam superar a herança das políticas emergências, assistencialistas e sem continuidade, que marcaram a história das políticas infanto-juvenis no Brasil. O Programa de formação continuada na área da infância e adolescência tem por finalidade criar uma nova cultura de gestão da política de atendimento à criança e ao adolescente o estado do Amazonas, promovendo a aproximação entre os órgãos e entidades de atendimento nos municípios, fortalecendo e consolidando o exercício da democracia e ajudando a construir uma nova forma de fazer política: sociedade e Estado trabalhando juntos para melhorar a qualidades de vida de seus cidadãos. O Projeto é financiado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Fundo Nacional da Infância e Adolescência (FIA)/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (8) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Angelo Cabral Esperança - Integrante / Elenara Dias Perin - Integrante / Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira - Integrante / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / Wollace Scantbelruy da Rocha - Integrante / Raianne de Souza Rodrigues - Integrante / Juliane de Freitas - Integrante / Gisela Cristina Resende Fernandes da Silva - Integrante.

Financiador(es): Secretaria de Direitos Humanos da Presidencia da República - Cooperação.

2010 - 2012

Mobiliza-ações

Descrição: A discussão sobre a violência no Brasil adquiriu grande importância nas últimas décadas mobilizando cientistas de vários campos do conhecimento e produzindo debates dispersos. Diferentes perspectivas teóricas ressaltam, de forma explicita ou não, o pouco espaço existente para o aparecimento do sujeito, da argumentação, da negociação ou da demanda ? o sujeito fica enclausurado na exibição da força física pelo seu oponente ou esmagado pela arbitrariedade dos poderosos que se negam ao diálogo. O Projeto Mobiliza-ações tem como objetivos: desenvolver ações que possibilitem o enfrentamento da violência no contexto educativo de uma escola pública, deste modo, visa-se contribuir para construção de uma cultura responsável frente às situações de violência no cotidiano educativo. Espera-se ainda, fornecer subsídios teórico-práticos (situações problemas) para que alunos e professores possam refletir criticamente sobre o contexto escolar violento; preparar discentes dos cursos de licenciatura para lidarem com as questões que envolvem a violência no contexto escolar; envolver professores e pais nas atividades do projeto no intento de verificar quais os significados da violência e, num segundo momento, possibilitar uma devolutiva reflexiva no sentido de orientá-los a enfrentar situações de violência na escola; formar multiplicadores entre os alunos, professores e pais no combate a violência na escola a ser trabalhada.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira - Coordenador.

Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

2008 - 2011

Manutenção e desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social de educação de jovens e adultos

Descrição: O projeto contempla a realização de ações de manutenção da comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social de Educação de Jovens e Adultos ? EJA (http://www.forumeja.org.br/) em tecnologia LAMP, baseada em CMS abertos com atividades de pesquisa-ação contínua de atualização e descoberta de novas ferramentas na comunidade de desenvolvedores de software livre realizadas por estudantes de graduação, preferencialmente, da Licenciatura em Pedagogia, sob supervisão de professora da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, integrante do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Experiências Educacionais da Faculdade de Educação.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Ana Cristina Fernandes Martins - Integrante.

Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

2005 - 2012

Oficinas de Educação Sexual

Descrição: O projeto Oficinas de educação sexual tem como objetivo preparar discentes de cursos de pedagogia e psicologia para lidarem com as questões da sexualidade no contexto escolar e formar multiplicadores entre os alunos da escola municipal. São realizadas reuniões preparatórias para as oficinas com os professores e pais a fim de: construir uma proposta coletiva de trabalho que atenda às necessidades da comunidade escolar; debate sobre os objetivos da educação sexual e o sobre o papel da família e da escola na educação sexual de crianças e adolescentes. São realizadas ainda reuniões de estudo com os graduandos participantes do projeto para orientá-los na elaboração e realização de oficinas de educação sexual com a finalidade de: Fornecer subsídios de conhecimentos teóricos sobre a sexualidade e instrumentalizá-los com a fundamentação teórica dos procedimentos relacionados com as atividades correlacionadas com a educação sexual; Oferecer um espaço de reflexão sobre seus próprios conceitos sobre o exercício da sexualidade, possibilitando a análise de suas limitações e de sua postura enquanto ser sexuado; Desenvolver uma visão crítica da situação atual da educação sexual no Brasil; Fundamentar sua atuação pelo estudo dos aspectos bio-psicossociais da resposta sexual humana, em especial no que diz respeito aos prejuízos ocasionados pela desinformação e pelos preconceitos vigentes; Oferecer elementos de um instrumental didático para aperfeiçoar sua prática, utilizando meios alternativos de expressão e de transmissão de experiências.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

 

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira - Integrante / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / Wollace Scantbelruy da Rocha - Integrante / Raianne de Souza Rodrigues - Integrante.

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