PROJETOS DE EXTENSÃO
2019-2019
A violência nos espaços escolares: o que fazer
Descrição: O projeto de extensão
tem como objetivo problematizar com os professores a temática da violência no
contexto escolar. A base norteadora da ação é a metodologia dialógica, na qual
o diálogo horizontalizado e a construção conjunta das práticas ocupam lugar
central. As atividades serão desenvolvidas em uma escola pública da cidade de
Manaus, uma vez na semana, no contra turno de trabalho dos professores, com
participação de estudantes de cursos de psicologia, pedagogia e de licenciaturas
e profissionais de psicologia. Os resultados almejados por essa proposta de
intervenção é o de promover nos professores uma compreensão do fenômeno da
violência sob um viés histórico e cultural, revelando o seu caráter dinâmico e
não linear. Isso poderá contribuir para uma ação mais consciente desses
professores diante de situações de violência vivenciadas no seu dia-a-dia
escolar, com vistas a mudanças em suas ações e concepções sobre a referida
temática. Para os estudantes participantes da extensão, o projeto oferece um
espaço de formação vinculado aos problemas sociais e às políticas públicas,
aproximando a formação acadêmica da comunidade, além de possibilitar o
conhecimento crítico acerca da violência nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2)
.
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Adinete
Sousa da Costa Mezzalira - Coordenador.
2018 - 2018
Psicólogo escolar e a diversidade sexual e de gênero:
formação de professores
Descrição: O projeto de extensão
tem como objetivo problematizar com os professores a temática da diversidade
sexual e de gênero em duas escolas publicas em Manaus - AM. Para realização
desta intervenção será realizada uma oficina com quatro encontros, a saber: 1.
Vamos conversar sobre ser mulher e ser homem?; 2. Podemos falar sobre gênero e
diversidade sexual nas escolas?; 3. Discutindo o cotidiano escolar; 4.
Desconstruindo por meio de ação. Pretende-se com este projeto discutir com os
professores acerca da heteronormatividade como matriz ideológica que sustenta a
discriminação o preconceito e violência no ambiente escolar. Em geral, esta
intervenção contribuirá com o processo de conscientização profissional à
respeito do seu papel politico na construção de um projeto pedagógico que
realmente inclua e garanta os direitos de todas as pessoas dentro das escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1)
/ Doutorado: (1) .
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Adinete
Sousa da Costa Mezzalira - Coordenador.
Financiador(es): UFAM - Bolsa.
2018 - 2018
Ações de prevenção à violência de gênero e promoção de
práticas emergentes em psicologia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante /
Consuelena Lopes Leitão - Coordenador.
2018 - 2018
Liga Acadêmica de Neurociências
Descrição: Tem por objetivo
geral: proporcionar aos acadêmicos de diferentes áreas uma forma de
interrelacionar e agregar conhecimentos que possibilitem uma formação acadêmica
complementada através de um contato intensivo com temas relacionados às áreas
de Neurociências, bem como oferecer orientações à sociedade em geral além da
realização de atividades práticas sempre supervisionadas que facilitem a
fixação desses conteúdos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Gustavo
Paiva de Carvalho - Coordenador.
2018 - 2018
Estratégias de intervenção diante do bullying: formação de
professores
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Adinete
Sousa da Costa Mezzalira - Coordenador.
2018 - Atual
Maria Jiquitaia
Descrição: O presente projeto
trabalha com a prevenção de vulnerabilidades sociais como violência de gênero
(sexual, doméstica, obstétrica, dentre outras). Os objetivos principais do
projeto envolvem intervenção psicológica, autonomia, projeto de vida de crianças,
adolescentes e adultas do gênero feminino em situação de vulnerabilidade. Suas
ações englobam também intervenções que articulam trabalhos para o Programa SAE
que atende a pessoas com HIV e doenças sexualmente transmissíveis que também
acometem as vítimas de violência. A partir de diversas ações interligadas, que
incluem: intervenção psicológica, artesanato, economia solidária, oficinas de
cidadania, preparação para o mercado de trabalho, atividades corporais;
diversas jovens e mulheres passam por várias experiências de construção e
transformação psicológica, pessoal e social. Portanto, o Projeto funciona em
conjunto com as ações do Serviço de Psicologia do SAVVIS (Serviço de
Atendimento a Vítimas de Violência Sexual) e SAE (Serviço de Atendimento Especializado),
que faz o diagnóstico e acompanhamento de usuários que convivem com HIV, na
Policlínica Dr. Antônio Reis ? SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), com apoio
dos Estagiários de Psicologia UFAM e UNINORTE...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante /
Consuelena Lopes Leitão - Coordenador.
2016 - 2017
Cine Caps - Cinema faz bem pra cabeça
Descrição: Cine CAPS - Cinema faz
bem para a cabeça se propõe a realização de oficinas terapêuticas semanais aos
usuários do CAPS AD em que a ferramenta será mediada através de filmes de
curta, média e longa metragem. Os usuários assistirão a um filme, escolhido a
cada quinzena por um deles, em seguida na semana subsequente participarão de
uma roda de conversa. Ao conversar e debater os temas e o próprio filme
assistido, os usuários podem ter contato com ideias e vivências diferentes e
podem aprender com as diferentes visões de outros usuários sobre um determinado
filme, assim como o filme pode ajudar a elaborar questões do mundo interno,
como angústias e sofrimento. A Oficina terapêutica, Cine CAPS - Cinema faz bem
para a cabeça, tem a intenção de levar mais uma oferta de cultura aos usuários
do CAPS e ainda tem a intenção de possibilitar maior integração social e
diminuição no preconceito social, buscando a reintegração do usuário com a sua
família e a sociedade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Adriana
Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.
2014 - 2015
Promoção do desenvolvimento de estudantes em condições de
vulnerabilidade social e emocional
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Ana
Cristina Fernandes Martins - Coordenador.
2013 - 2014
Introdução à Psicologia Macrocultural
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.
2012 - 2013
En-Canta a vida: promoção de direitos e fatores de proteção
a adolescentes autores de ato infracional
Descrição: A vulnerabilidade que
caracteriza a vida de adolescentes autores de ato infracional no país revela a
dificuldade que a sociedade apresenta em promover fatores protetivos que se
interponham aos inúmeros fatores de risco que enfrentam. Pesquisas apontam esta
combinação favorece não apenas o ingresso, mas a permanência na prática
infracional, precipitando outros agravos como evasão escolar, uso abusivo de
drogas, morbimortalidade. As medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da
Criança e do Adolescente destinadas a estes jovens, devem transcender o caráter
punitivo, visando promover condições adequadas de desenvolvimento. Além da
desvinculação com a infração, devem inseri-lo em patamares mais elevados de
cidadania. Como nas demais localidades do país,o Sistema Socioeducativo do
Amazonas encontra dificuldades para responder às demandas dos jovens, em parte
pela ausência de estratégias sociais articuladas e eficazes. Enfocando a
política da garantia dos Direitos Humanos e a Doutrina de Proteção Integral, o
programa 'En-canta a Vida' visa promover direitos e fatores protetivos que
favoreçam desenvolvimento integral destes adolescentes, articulando ações
interdisciplinares de inclusão em um padrão de convívio social saudável,
produtivo e solidário mediado por atividades artístico-culturais, de
acompanhamento e atendimento psicossocial/psicopedagógico e da formação de
profissionais da rede de atendimento socioeducativo. As ações realizadas
articulam pesquisa, ensino e extensão com mestrandos, graduados, alunos de
graduação, através de cinco atividades: (1) Canto-coral em unidade de
Internação; (2) Projeto Leitura em unidade de semiliberdade; (3) Acompanhamento
de egressos; (4) Formação de Profissionais para o atendimento socioeducativo e
(5) produção de material. PROGRAMA DE EXTENSÃO FINANCIADO ATRAVÉS DO EDITAL MEC
SESU - PROEXT..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Cláudia
Regina Brandão Sampaio Fernandes da Costa - Coordenador.
2011 - 2013
Educação e atenção psicossocial a homens autores de
violência conjugal ? em apoio à Secretaria de Justiça do Amazonas
Descrição: O projeto tem por
objetivo ser um apoio técnico na área de psicologia social ao Departamento
Estadual de Direitos Humanos da SEJUS (Secretaria de Estado de Justiça e
Direitos Humanos), para que seja implantado o ?Serviço de Responsabilização e
Educação do Agressor?, elaborado para o cumprimento das prerrogativas da Lei
11.340 sobre violência de genero, que prevê a criação de programas de
atendimentos a homens ou mulheres lésbicas autores de violência conjugal contra
a mulher. Para tanto a proposta é ajudar a capacitar os profissionais de
diversas áreas do setor, bem como a compor as metodologias e princípios de
intervenção principalmente grupal diante do público alvo do serviço. Com os
agressores buscar-se-á principalmente promover um espaço grupal diferenciado de
escuta e diálogo, para que aprendam a analisar os determinantes sociais,
culturais e psicológicos de suas condutas e reformem seus modos de lidar com os
outros e consigo mesmos, de forma a serem capazes de promover dialógos
(interpessoais e intrapessoais) pautados no reconhecimento e cuidado dos
direitos e desejos de cada pessoa. Quanto à ajuda com a capacitação da equipe
do setor a proposta é principalmente convidá-los a se posicionar ativamente nos
momentos de elaboração e avaliação periódica da metodologia das intervenções
grupais, sendo que na prática podem começar só observando os atendimentos, até
que se sintam capazes de coordenar os próximos grupos. Durante o processo será
ainda produzido coletivamente um texto detalhado sobre a metodologia adotada e
avaliada, bem como pesquisas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Herbert
Santana Garcia de Oliveira - Integrante / Fabiane Aguiar Silva - Integrante.
2010 - 2015
Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e
Conselheiros Tutelares do Estado do Amazonas
Descrição: O Projeto NÚCLEO DE
FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS DOS DIREITOS E CONSELHEIROS TUTELARES PARA
PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DO AMAZONAS tem
como objetivos: contribuir para o fortalecimento do Conselho Estadual dos
Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Municipais das Crianças e
Adolescentes e Conselhos Tutelares do Amazonas através de formação continuada
de conselheiros e demais atores do sistema de garantia de direitos. Como
desdobramento desse projeto são realizadas ações de extensão e projetos de
pesquisa para produção de conhecimentos que possam subsidiar a interlocução e
assessoria aos conselhos de direitos, ao Sistema de Garantia dos Direitos e a
produção de conhecimento da situação da infância e adolescência nos municípios
amazonenses, através do desenvolvimento da habilidades para a elaboração de
diagnósticos participativos. Essas pesquisas possibilitarão um planejamento
mais efetivo das políticas locais de atendimento às crianças e adolescentes,
fomentando a necessidade da criação de redes sociais de atendimento a esta
população, que buscam superar a herança das políticas emergências,
assistencialistas e sem continuidade, que marcaram a história das políticas
infanto-juvenis no Brasil. O Programa de formação continuada na área da
infância e adolescência tem por finalidade criar uma nova cultura de gestão da
política de atendimento à criança e ao adolescente o estado do Amazonas,
promovendo a aproximação entre os órgãos e entidades de atendimento nos
municípios, fortalecendo e consolidando o exercício da democracia e ajudando a
construir uma nova forma de fazer política: sociedade e Estado trabalhando
juntos para melhorar a qualidades de vida de seus cidadãos. O Projeto é
financiado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e
Fundo Nacional da Infância e Adolescência (FIA)/Conselho Nacional dos Direitos
da Criança e do Adolescente (CONANDA).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (8)
.
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Angelo
Cabral Esperança - Integrante / Elenara Dias Perin - Integrante / Sérgio
Sócrates Baçal de Oliveira - Integrante / Herbert Santana Garcia de Oliveira -
Integrante / Wollace Scantbelruy da Rocha - Integrante / Raianne de Souza
Rodrigues - Integrante / Juliane de Freitas - Integrante / Gisela Cristina Resende
Fernandes da Silva - Integrante.
Financiador(es): Secretaria de Direitos Humanos da
Presidencia da República - Cooperação.
2010 - 2012
Mobiliza-ações
Descrição: A discussão sobre a
violência no Brasil adquiriu grande importância nas últimas décadas mobilizando
cientistas de vários campos do conhecimento e produzindo debates dispersos.
Diferentes perspectivas teóricas ressaltam, de forma explicita ou não, o pouco
espaço existente para o aparecimento do sujeito, da argumentação, da negociação
ou da demanda ? o sujeito fica enclausurado na exibição da força física pelo
seu oponente ou esmagado pela arbitrariedade dos poderosos que se negam ao
diálogo. O Projeto Mobiliza-ações tem como objetivos: desenvolver ações que
possibilitem o enfrentamento da violência no contexto educativo de uma escola
pública, deste modo, visa-se contribuir para construção de uma cultura
responsável frente às situações de violência no cotidiano educativo. Espera-se
ainda, fornecer subsídios teórico-práticos (situações problemas) para que
alunos e professores possam refletir criticamente sobre o contexto escolar
violento; preparar discentes dos cursos de licenciatura para lidarem com as
questões que envolvem a violência no contexto escolar; envolver professores e
pais nas atividades do projeto no intento de verificar quais os significados da
violência e, num segundo momento, possibilitar uma devolutiva reflexiva no
sentido de orientá-los a enfrentar situações de violência na escola; formar
multiplicadores entre os alunos, professores e pais no combate a violência na
escola a ser trabalhada.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1)
.
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Sérgio
Sócrates Baçal de Oliveira - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio
financeiro.Número de orientações: 1
2008 - 2011
Manutenção e desenvolvimento de comunidade de aprendizagem
virtual multimídia em rede social de educação de jovens e adultos
Descrição: O projeto contempla a
realização de ações de manutenção da comunidade de aprendizagem virtual
multimídia em rede social de Educação de Jovens e Adultos ? EJA
(http://www.forumeja.org.br/) em tecnologia LAMP, baseada em CMS abertos com
atividades de pesquisa-ação contínua de atualização e descoberta de novas
ferramentas na comunidade de desenvolvedores de software livre realizadas por
estudantes de graduação, preferencialmente, da Licenciatura em Pedagogia, sob
supervisão de professora da Faculdade de Psicologia e do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, integrante do
Núcleo de Estudos, Pesquisas e Experiências Educacionais da Faculdade de
Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) /
Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Ana
Cristina Fernandes Martins - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio
financeiro.Número de orientações: 2
2005 - 2012
Oficinas de Educação Sexual
Descrição: O projeto Oficinas de
educação sexual tem como objetivo preparar discentes de cursos de pedagogia e
psicologia para lidarem com as questões da sexualidade no contexto escolar e
formar multiplicadores entre os alunos da escola municipal. São realizadas
reuniões preparatórias para as oficinas com os professores e pais a fim de:
construir uma proposta coletiva de trabalho que atenda às necessidades da comunidade
escolar; debate sobre os objetivos da educação sexual e o sobre o papel da
família e da escola na educação sexual de crianças e adolescentes. São
realizadas ainda reuniões de estudo com os graduandos participantes do projeto
para orientá-los na elaboração e realização de oficinas de educação sexual com
a finalidade de: Fornecer subsídios de conhecimentos teóricos sobre a
sexualidade e instrumentalizá-los com a fundamentação teórica dos procedimentos
relacionados com as atividades correlacionadas com a educação sexual; Oferecer
um espaço de reflexão sobre seus próprios conceitos sobre o exercício da
sexualidade, possibilitando a análise de suas limitações e de sua postura
enquanto ser sexuado; Desenvolver uma visão crítica da situação atual da educação
sexual no Brasil; Fundamentar sua atuação pelo estudo dos aspectos
bio-psicossociais da resposta sexual humana, em especial no que diz respeito
aos prejuízos ocasionados pela desinformação e pelos preconceitos vigentes;
Oferecer elementos de um instrumental didático para aperfeiçoar sua prática,
utilizando meios alternativos de expressão e de transmissão de experiências.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Sérgio
Sócrates Baçal de Oliveira - Integrante / Herbert Santana Garcia de Oliveira -
Integrante / Wollace Scantbelruy da Rocha - Integrante / Raianne de Souza
Rodrigues - Integrante.
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