PROJETO DE PESQUISA


2020 - Atual
SUPER - Projeto Samsung UFAM de Educação e Pesquisa
Descrição: É um projeto de capacitação e pesquisa que envolve 09 cursos de graduação da UFAM: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design. Será desenvolvido em três unidades acadêmicas da UFAM: Instituto de Computação (IComp), Faculdade de Tecnologia (FT) e Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) e em um órgão suplementar, o Centro de Tecnologia Eletrônica e da Computação (CETELI). Também contará com a colaboração de outras unidades acadêmicas da UFAM: Instituto de Ciências Exatas (ICE), Faculdade de Letras (FLet) e Faculdade de Psicologia (FAPSI). O SUPER oferece uma oportunidade de capacitação em áreas tecnológicas, e foi formatado compreendendo todo o período de permanência do aluno na universidade, desde o currículo básico até a qualificação avançada específica, com as seguintes atividades: Capacitação Básica Comum: Abrange conhecimentos básicos comuns aos cursos envolvidos no projeto, tais como: matemática, física, inglês técnico e habilidades socioemocionais. Capacitação Básica Específica em Computação, Engenharia e Design: cursos de capacitação e aperfeiçoamento em fundamentos básicos das áreas de conhecimentos específicos (Computação, Engenharia e Design). Capacitação em Áreas Tecnológicas Avançadas: oferecer aos estudantes oportunidades de participação em ações de qualificação e inovação em áreas estratégicas, resultando em desenvolvimento científico e tecnológico de alto impacto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Tanara Lauschner - Coordenador.
Financiador(es): Samsung Eletrônica da Amazônia - Auxílio financeiro.
2018 - Atual
Os significados das trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas
Descrição: O Projeto de Cooperação Acadêmica entre UFAM-UnB-UNIR tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos programas de pós-graduação na região amazônica, PPGPSI/UFAM e MAPSI/UNIR e a consolidação da colaboração científica entre as equipes, tendo por referência os estudos voltados aos processos de desenvolvimento humano e educação em contextos socioculturais específicos, na região amazônica brasileira. O objetivo geral deste projeto é analisar como as/os estudantes amazônidas significam a sua trajetória de escolarização e vivências no ensino superior, sua participação e protagonismo e o quanto a universidade responde as suas demandas, em narrativas e argumentações, a partir de sua inscrição sócio institucional. Os objetivos específicos são: identificar espaços de participação das/dos estudantes levantando elementos que promovem ou impedem a permanência na universidade; entender de que forma os estudantes significam sua trajetória de escolarização; identificar nas narrativas das/os estudantes se e como as/os professoras/es contribuíram para a promoção da inclusão escolar; analisar as mudanças (lineares) e transformações (descontínuas) nas vivências escolares dos estudantes a partir de estudo longitudinal desenvolvido em duas etapas com intervalo de um ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (18) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Denise Machado Duran Gutierrez - Integrante / Gisele Cristina Resende Fernandes da Silva - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Integrante / Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas - Integrante / Camila Ribeiro da Silva - Integrante / Fernanda Priscilla Pereira Calegare - Integrante / Regina Lucia Sucupira Pedroza - Integrante / Lilian Caroline Urnau - Integrante / Claudia Regina Brandão Sampaio - Integrante / Marcelo Gustavo Calegare - Integrante / Lucia Helena Zabotto Pulino - Integrante / Asdrubal Borges Formiga Sobrinho - Integrante / Maria Ivonete Tamboril - Integrante / Marli Tonatto Zibetti - Integrante / Iracema Neno Cecílio Tada - Integrante / Juliana Silva Nóbrega - Integrante / Neffretier C. R. A. dos Santos Clasta - Integrante / Ana Maria de Lima Sousa - Integrante / Maria Fernanda Gonzalez - Integrante / Ornette Clennon - Integrante / Elayne Cristina dos Santos Cardoso - Integrante.
Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.Número de orientações: 4



2016 - Atual
Os desafios da formação de professores na Amazônia para a promoção do direito à educação de Pessoas LGBT
Descrição: Neste trabalho pretende-se analisar as narrativas de estudantes LGBT a respeito de suas trajetórias de escolarização. A partir da compreensão de como esses estudantes significam suas vivências escolares pretende-se identificar os desafios e contribuições para a formação inicial e continuada de professores com vistas à promoção do direito à educação dessa parcela da população que tem sido reiteradamente excluída da escola. O estudo da experiência humana narrada possibilita relacionar processos históricos, individuais e coletivos na produção de sentidos subjetivos utilizando-se conceitos da psicologia histórico cultural de Vigotsky e seguidores, psicologia da libertação de Martin Baró e pedagogia da autonomia de Paulo Freire. O narrador fala sobre si e seu coletivo construindo dinâmica de intersubjetividade ao interpretar a si, ao outro e ao mundo. A tessitura desses significados em estruturas narrativas evidencia processos históricos coletivos e individuais, que no caso desta pesquisa, serão analisados com a intenção de identificar elementos importantes para a formação inicial e continuada de professores. Justifica-se a relevância desse projeto por ser a formação de professores lócus privilegiado para a transformação da escola em contexto em que as diferentes identidades são respeitas, escutadas, consideradas e valorizadas. Enfatiza-se também a importância de dar voz a esses sujeitos, vez que os currículos, oficial e oculto, geralmente estão impregnados de omissões, silêncios, violências e preconceitos. Este projeto objetiva, portanto, identificar os desafios de formação inicial e continuada de professores no Amazonas para a promoção de acesso e permanência na escola de estudantes LGBT. Tal objetivo desdobra-se nos específicos: - investigar de que modo a temática da diversidade sexual está inserida na formação inicial e continuada de professores; levantar espaços de participação dos estudantes LGBT identificando elementos que promovem ou impedem a permanência na escola; entender de que forma os estudantes LGBT significam sua trajetória de escolarização; identificar nas narrativas dos estudantes LGBT se e como os professores contribuíram para o enfrentamento da homo-lesbo-transfobia e promoção da inclusão escolar; analisar as vivências escolares dos estudantes LGBT apontando possíveis contribuições para a formação de professores. Para o alcance dos objetivos propostos será adotada a abordagem qualitativa, através de trabalho de campo que envolverá a investigação documental junto aos cursos de licenciatura nas universidades públicas do Amazonas e nas secretarias públicas de educação da cidade de Manaus; diários de campo, como forma de registrar as situações que envolvam a diversidade sexual em espaços escolares, os modos de lidar dos professores e estudantes com a diversidade e as relações de poder e, por fim, serão construídas narrativas de formação de sujeitos LGBT, por intermédio de grupos focais e entrevistas individuais semiestruturadas. Para analisar as informações será utilizado o modelo de análise de conteúdo, sob a perspectiva construtivo-interpretativa apresentada por González Rey (2002, 2005). Será feita uma triangulação das informações obtidas junto à pesquisa documental e a trajetória narrada pelos participantes sobre os espaços de participação na escola, sobre os modos de inserção e aspectos relacionados à permanência ou desistência da vida escolar, com fim de construir subsídios para a formação de professores que contribua com a superação das desigualdades socioeducacionais relacionadas à diversidade sexual.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Angelo Cabral Esperança - Integrante / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / André Luiz Machado das Neves - Integrante / Fabiane Aguiar Silva - Integrante / Ana Cristina Fernandes Martins - Integrante / Andrews do Nascimento Duque - Integrante / Paulo Victor Telles - Integrante / Fernanda Priscilla Pereira da Silva - Integrante / Ane Caroline Nunes - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Integrante / Enio de Souza Tavarez - Integrante / Vinicius Padilla - Integrante / DANIEL CERDEIRA DE SOUZA - Integrante / caio cesar de alcântara bonates - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Preconceito e Violência na Escola
Descrição: Esse projeto faz parte de uma pesquisa nacional financiada pelo Ministério da Educação. A pesquisa, também, possui colaboração do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira ? FENPB, por meio do Conselho Federal de Psicologia; Associação Brasileira de Ensino de Psicologia ? ABEP; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional ABRAPEE e Federação Nacional dos Sindicatos de Psicólogos - FENAPSI e dez universidades federais. Os objetivos do projeto são: evidenciar o estado da arte sobre a violência e preconceito na escola, destacando as concepções e abordagens sobre essas temáticas e as práticas exitosas, na busca de enfrentamento a esses fenômenos; Realizar um levantamento acerca de documentos e políticas públicas desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal sobre violência e preconceito na escola; Ouvir a comunidade escolar (profissionais da educação, estudantes e pais) sobre suas vivências e impressões a respeito da violência e dos preconceitos, bem como sobre suas estratégias de enfrentamento desses problemas. Este projeto tem como propósito apresentar subsídios que contribuam para a proposição de políticas públicas que auxiliem no enfrentamento de duas problemáticas presentes no contexto escolar - a violência e os preconceitos, de forma a compreendê-los historicamente, na perspectiva da construção da escola para todos, da humanização dos envolvidos com a prática educativa, da proposição de práticas pedagógicas que possibilitem a todos aqueles que passam pela escola o acesso às produções humanas construídas pelas várias ciências. A metodologia envolverá levantamento dos dados sobre violência e os preconceitos na escola por meio de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo será realizada com objetivo de dar voz aos envolvidos no cotidiano educacional, a partir de um mesmo aporte nos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Participarão da pesquisa alunos, professores, gestores, pais, funcionários técnico-administrativos e operacionais da escola porque considerar o que pensam, como analisam as situações de preconceito e violência na/da escola, compõe uma dimensão importante para equacionar dificuldades presentes na formação dos sujeitos, constituindo elemento qualitativo da pesquisa, de caráter empírico. Essa etapa contará com as seguintes estratégias de investigação: oficinas, rodas de conversas e depoimentos. Serão realizadas três oficinas com alunos: do primeiro e do sexto ano do ensino fundamental e do ensino médio, que envolverão atividades expressivas como desenho, grafitagem, dramatização, música e outras que se fizerem relevantes. Com os profissionais da educação e com os pais serão feitas rodas de conversa e tomada de depoimentos com aqueles que se dispuserem. A pesquisa de campo acontecerá em 8 escolas, ou seja, 02 escolas em cada Estado e contará com uma média de 100 participantes por estado, totalizando 400 (quatrocentos) sujeitos. Serão contemplados: 20 alunos do primeiro ano do ensino fundamental, 20 alunos do sexto ano, 20 alunos do ensino médio; 20 profissionais da educação básica; 20 pais e representantes da comunidade escolar. A tarefa de análise dos dados coletados consiste precisamente em interpretar e extrair significado dos materiais coletados, dos quais se pretende gerar quadros descritivos, que apontem regularidades, singularidades e perspectivas de enfrentamento das questões da violência e dos preconceitos.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira - Integrante / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / André Luiz Machado das Neves - Integrante / Cristiane Bonfim Fernandez - Integrante / Raquel Wiggers - Integrante / Eliana Fonseca - Integrante / Fábio Alves Gomes - Integrante / Paulo Victor Telles - Integrante / Fernanda Priscilla Pereira da Silva - Integrante / Natã Souza de Lima - Integrante / Ane Caroline Nunes - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Integrante / Eduardo Barbosa Menezes Guimarães - Integrante / Juliane Karla de Freitas Karlsson - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Panorama da participação infanto-juvenil na américa latina
Descrição: A participação de crianças, adolescentes e jovens na elaboração e implementação de projetos, programas e políticas que os afetam tem figurado cada vez mais no discurso de organizações internacionais, governos, universidades e movimentos sociais de defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. Há uma grande diversidade de iniciativas direcionadas a estimular essa participação ou o protagonismo sendo consenso que no Brasil existem muitas dificuldades de implementação de propostas dessa natureza. Algumas questões necessitam ser investigadas para que possamos enfrentar esses desafios: Quais são os objetivos e estratégias da participação? Quais são os entraves? Na última década cresceu muito a produção escrita sobre o tema, revelada através de diferentes mídias, documentos oficiais, relatórios, livros e artigos. Neste projeto de pesquisa realizaremos uma revisão da literatura sobre participação de crianças, adolescentes e jovens, tendo como objetivo relacionar e discutir as principais questões trazidas por pesquisadores de língua espanhola e portuguesa. Pretende-se investigar sobre a importância da participação no âmbito dos atuais estudos e práticas sociais que contemplam a infância, adolescência e juventude, procurando compreender a gênese da aproximação desses conceitos.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante / Raianne de Souza Rodrigues - Integrante / Juliane de Freitas - Integrante / Patrícia Cavalcante Souza - Integrante.
Número de orientações: 2
2008 - 2011
Jovens estudantes indígenas e suas fonteiras na cidade
Descrição: A noroeste do estado do Amazonas situa-se uma região em que vivem vários grupos étnicos, caracterizando-se esta região ? conhecida como Alto Rio Negro ? por uma pluralidade lingüística e rica diversidade cultural. Em termos geopolíticos, esta região apresenta uma divisão que tem como base os principais rios, cujos cursos correspondem a locais habitados milenarmente por determinado grupo étnico. Desse modo, no rio Tiquié, reúnem-se os grupos de língua Tukano. Os povos do Alto Rio Negro têm cerca de três séculos de contato com os não-índios. A história de contato desses povos é marcada por relações de conflito, sofrimentos e perdas. Um estudo sobre escola indígena realizado por Weigel (2000) aponta indícios documentais a respeito de uma situação de significativo número de crianças e jovens indígenas do Alto Rio Negro que foram retiradas, sistematicamente, de suas comunidades, para estudar na cidade de Manaus. Um estudo posterior (WEIGEL, 2006), empreendido para confirmar esta hipótese mostrou que, de fato, a vinda de crianças e jovens indígenas para a cidade se deu. Entretanto, um grande número desses jovens não veio para estudar e um significativo contingente nunca retornou para as comunidades, permanecendo na cidade, como referem narrativas de indivíduos Tukano. Esta pesquisa se propõe analisar as narrativas sobre a vinda de crianças e jovens Tukano, Baniwa, Tariano e Sateré-Mawé para a cidade de Manaus, buscando apreender circunstâncias e condições sócio-educacionais, sócio-políticas e socioculturais que engendraram esse fluxo e a permanência desses indivíduos na cidade. A produção de conhecimento sobre esta questão tem um significado importante tanto para a história da sociedade amazônica ? em especial, no que diz respeito ao conhecimento sobre processos de vida do povo Tukano ? quanto para o estabelecimento de novas bases nas relações de educadores com jovens Tukano residentes em Manaus.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Maria Alice D'Ávila Becker - Integrante / Valéria Augusta Cerqueira Weigel - Coordenador / Rosenir de Souza Lira - Integrante / Márcia Josane de Oliveira Lira - Integrante / Antônio Roazzi - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2008 - 2009
O processo de mobilidade de jovens Tukano em direção à cidade
Descrição: O presente estudo, parte do projeto Jovens indígenas e suas fronteiras na cidade coordenado pela Profa Dra Valéria Weigel, tem como foco de investigação o estudo documental sobre o processo de mobilidade de jovens Tukano do alto rio negro, em direção à cidade de Manaus. O movimento de um significativo número de crianças e jovens indígenas saindo de suas aldeias em direção à cidade, e o não retorno ao seu local de origem, inspiraram a produção desse projeto. Tendo como objetivo identificar e analisar documentos que tratem sobre a vinda de jovens Tukano para a cidade de Manaus, buscando apreender quais as condições que engendraram esse fluxo e conhecer as instituições que trataram e documentaram esse processo, apresentam-se nesse trabalho algumas contribuições para a ampliação e compreensão de como ocorreu esse movimento. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, na medida em que foram analisados os dinamismos da vida dos jovens Tukano, tendo como foco de investigação os significados, as motivações, os valores e as aspirações e outros elementos. A coleta de dados foi essencialmente documental, sendo realizadas visitas às bibliotecas e instituições para consulta do acervo. A análise dos dados e informações levantadas foi realizada através de uma matriz analítica. Os resultados apontam que a mobilidade de jovens indígenas para o contexto urbano é primeiramente devido ao convívio com o não-indígena, o qual possibilitou o contato com diferentes regras sociais, estruturas de vida e costumes, modificando as construções subjetivas de identidade e cultura e também a necessidade da busca de melhores condições de vida, educação e oportunidades de emprego.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Valéria Augusta Cerqueira Weigel - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2007 - 2011
Análise de processos de ensino-aprendizagem do adulto na educação popular
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar com base na perspectiva sócio-histórica os processos de ensino-aprendizagem de adultos presentes na Educação Popular (EP) na cidade de Manaus. O projeto foi executado em duas etapas. Na primeira etapa foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Fazer levantamento de projetos de Educação Popular realizados na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) e na Secretaria de Estado na Educação do Amazonas (SEDUC) no período de 2001 a 2006. Na segunda etapa foram levantados os projetos realizados pelo Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais/ NEPE/UFAM, analisadas as concepções teóricas que norteiam os projetos e suas possíveis implicações para os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos jovens e adultos atendidos por eles.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2007 - 2009
Análise do perfil dos estudantes do Programa Conexões de Saberes e sua inserção na vida acadêmica
Descrição: Esta pesquisa enfoca o tema da democratização do ensino superior e do acesso e permanência do estudante de origem popular no âmbito universitário. O objetivo proposto foi analisar o perfil desse estudante que participa do Programa Conexões de Saberes ? UFAM, ação afirmativa voltada para estudantes das classes populares, procurando perceber como eles encontram-se inseridos no contexto acadêmico a partir de seu acesso e permanência, discutindo o que é ser de origem popular, identificando suas características socioeconômicas, o processo de inserção na vida acadêmica, principalmente no que diz respeito a fatores que os levaram a escolha do curso. Foi realiza uma pesquisa qualitativa, com entrevista semi-estruturada, trabalhando-se as seguintes temáticas: estudante de origem popular; características apresentadas por eles quanto a: idade, gênero, etnia, renda dos pais, trajetória escolar, local de moradia, motivação para a escolha do curso e sua inserção na vida acadêmica. Conclui-se que o Programa Conexões de Saberes tem contribuído para a inserção acadêmica do estudante de origem popular possibilitando a permanência na instituição através da bolsa que se destina a gastos com alimentação e vale-transporte, mas também por meio das atividades pedagógicas desenvolvidas. Nesse sentido, cumpre ressalvar que a implementação de políticas de ações afirmativas dirigidas a estudantes caracterizados como oriundos de espaço popular no âmbito da universidade pública é um caminho possível para o estabelecimento efetivo da democratização do ensino superior brasileiro.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Raianne de Souza Rodrigues - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2007 - 2009
Sentidos e significados da educação para um comunidade escolar de Manaus
Descrição: Nesta pesquisa foram analisados os significados atribuídos à educação por uma comunidade escolar e investigado como a escola trata os alunos ?vulneráveis à situação de desvantagem?. A pesquisa fundamentou-se na abordagem sócio-cultural construtivista. O local da pesquisa foi uma escola pública municipal da zona leste da cidade de Manaus. Para coleta de dados foram utilizados: observação, entrevistas individuais e grupo focal. Realizou-se uma análise-síntese dos dados, categorias, agrupamento e conclusões, após coleta de dados.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Herbert Santana Garcia de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2006 - 2011
Educação e sexualidade: o significado da homossexualidade para docentes e discentes de cursos de licenciatura da Universidade Fderal do Amazonas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Angelo Cabral Esperança - Coordenador.
2006 - 2010
Análise de contextos de aprendizagem e estratégias de ensino utilizadas em Cursos de Língua Estrangeira
Descrição: Um dos principais problemas encontrados no ensino de língua estrangeira é o alto índice de evasão, daí a importância e a necessidade de repensar as propostas de ensino. Com base em uma abordagem construtivista realizou-se esse estudo sobre contextos de aprendizagem e estratégias de ensino utilizadas em cursos de Língua Estrangeira. A aprendizagem de língua estrangeira é uma forma de aprimoramento e desenvolvimento de habilidades que não consiste apenas na aquisição de um código lingüístico. A fim de produzir reflexões sobre esse processo realizou-se esse estudo cujo objetivo geral foi analisar, com base em uma perspectiva construtivista, contextos de aprendizagem e estratégias de ensino utilizadas em cursos de Língua espanhola identificando práticas que favorecem o aprendizado. Os objetivos Específicos foram: levantar métodos de ensino e analisar suas concepções de aprendizagem, avaliação, ensino e papel do professor e do aluno; descrever práticas pedagógicas utilizadas em cursos de Língua espanhola e de língua Inglesa; identificar as principais dificuldades que os alunos e professores desses cursos apresentam.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2006 - 2008
O espaço em instituições escolares públicas de ensino fundamental e suas interrelações com o trabalho pedagógico
Descrição: O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a arquitetura escolar, a organização do espaço e as diferentes formas de organização social e pedagógica em ambientes escolares de escolas públicas de ensino fundamental.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2006 - 2007
Educação e meio ambiente na percepção de alunos de escolas públicas do Coroado
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.
2006 - 2007
Educação e meio ambiente na percepção de idosos de uma comunidade urbana de Manaus
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.
2005 - 2006
Educação e meio ambiente na percepção de moradores do bairro do Coroado
Descrição: Os moradores do bairro do Coroado vivem problemas ambientais ligados a comportamentos e valores culturais relacionados ao acúmulo de lixo não degradável em seus espaços sociais e à contaminação das águas e morte de animais. Essa pesquisa tem como objetivo, conhecer e analisar percepções, saberes e valores culturais de comunitários de uma comunidade urbana de Manaus quanto à relação meio ambiente e educação. Essa pesquisa é de natureza qualitativa utilizando como procedimentos de construção e análise dos dados, os métodos hermenêutico/dialético. Para a coleta de dados serão realizados Grupos Focais, entrevistas individuais e observações. A relevância do estudo se apóia na possibilidade de utilização dos conhecimentos produzidos nessa pesquisa na elaboração de material didático e planejamento de atividades pedagógicas voltadas para o meio ambiente.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Maria Alice D'Ávila Becker - Integrante / Emelline de Melo Moraes - Integrante / Valéria Augusta Cerqueira Weigel - Integrante / Maria de Lourdes Nascimento Reis - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
2003 - 2007
Representações e práticas pedagógicas sobre as relações homem/ambiente
Descrição: O tema central da pesquisa é o pensar e o fazer o meio ambiente de gentes amazônicas em seus diferentes processos de criação da existência e a mediação da educação nestas relações. Pretende-se conhecer e analisar tanto percepções e representações existentes nas práticas socioculturais e pedagógicas dos atores sociais envolvidos no universo das escolas; quanto categorias teórico práticas utilizadas para pensar e produzir a relação gente/natureza e educação/meio ambiente, nos diversos âmbitos das situações investigadas, visando a contribuir para definição e redefinição de práticas pedagógicas e de projetos político-pedagógicos das escolas e comunidades envolvidas (quatro comunidades sateré-mawé e uma comunidade vizinha ao campus universitário). 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Maria Alice D'Ávila Becker - Integrante / Valéria Augusta Cerqueira Weigel - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2004
História da psicologia no Amazonas
Descrição: Levantar a trajetória da ciência psicologica no Amazonas e da organização da profisão. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.
2002 - 2004
DAS DEMANDAS DA COMUNIDADE ESCOLAR AOS PADRÕES DE ATUAÇÀO PROFISSIONAL PARA O PSICÓLOGO ESCOLAR NA REDE MUNIICPAL DE ENSINO DE MANAUS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Outra.
2001 - 2002
SAÚDE INTEGRAL DA FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE RISCO SÓCIO-AMBIENTAL EM DUAS COMUNIDADES NA CIDADE DE MANAUS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . 


Integrantes: Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Sônia Maria Lemos - Coordenador / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Integrante / Denise Machado Duran Gutierrez - Integrante / Júlio César Schweickardt - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

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